Recentemente estava discutindo com um grande amigo sobre a chegada no Brasil da OYO, já ouvi alguns relatos e vídeos de especialistas como Gabriela Otto e Paulo Salvador sobre o tema, e me perguntei porque esse fenómeno está ocorrendo? E não só no Brasil mas em outros países também.

Talvez a resposta seja muito simples, basta observar o mapa de distribuição hoteleira na maioria dos países, a divisão é na sua maioria dessa forma 65% ou mais são Hotéis Independes, Hostel e outros (onde entra OYO e by Grande Rede Hoteleira), 25% Redes Hoteleiras locais 20% Redes Internacionais.

* Existe uma grande variação nesses números de tempos em tempos, por país, por região e assim por diante mas a verdade é que a maioria é independentes sempre.

Não está errado optar por OYO ou by Grande Rede Hoteleira, pelo contrário acredito ser muito valido dependendo o momento do empreendimento e sua gestão, mas lembrando sempre que associar a sua marca a uma Grande Rede Hoteleira tem suas vantagens tanto no poder de vendas, distribuição e marketing, sem contar a gestão do empreendimento ser mais profissional.

Vale mais a pena ser by do que perder dinheiro e sacrificar a sua operação com ofertas milagrosas, porque sabemos que milagres não existem em hotelaria o que existe é profissionalismo e muito trabalho.

Mas se preferir ficar a frente do seu empreendimento com gestão própria sugiro se atualizar, buscar profissionais que não digam o senhor tem toda razão, porque muitas vezes não vai ter, encontre profissionais no mercado que digam poderia ser melhor hoje estamos trabalhando assim mas eu sugira da outra forma porque trás mais resultado economiza custos e assim por diante.

Uma frase que me marcou em minha experiência hoteleira “não venha com mais problemas, venha com soluções viáveis e que possamos aplicar no dia a dia”, assim foi a vida na hotelaria, sempre questionei nunca fui de disser esta bom quando não estava.

Existem profissionais no mercado que podem contribuir com a sua gestão como Eduardo Faraco que trabalha como Consultor no Brasil, eu claro que trabalho como Revenue Manager e com meus parceiros no Brasil e Portugal onde moro atualmente (mas atendo o mercado brasileiro).

Quanto a by Grande Rede Hoteleira esse caso é um pouco mais complicado, mas conheço uma equipe de profissionais que estão revolucionando o mercado by Nobile e by GP Hotéis e Resorts.

“Já aviso que não é propagando, costumo sempre ter parceiros que realmente desenvolvam um trabalho profissional e com foco no hoteleiro e suas necessidades reais”.

Roberto Bertino e o Rafael Menna da Nobile e Emanuel Lopes da GP Hotéis & Resorts com quem tenho mais contato, são além de amigos profissionais dedicados e focados em melhorar o mercado hoteleiro, investindo em novas tecnologias e soluções corporativas onde o seu time de Marketing, Vendas e Gestão são altamente qualificados e focados em resultados.

Dito isso acredito que devem antes de mais nada investir em seus negócios com foco no resultado, lembrando que caminharam muito e passaram muitas dificuldades para chegar onde estão, além de contar com diversos colaboradores que tem famílias e dão o seu melhor para que o seu empreendimento seja um sucesso.

Gosto de pensar que a união dos pequenos faz a diferença, hoje em números representam serem grandes, 65% ou mais são independentes (o que quer disser independentes?), pensem que se unirem forças e recursos os independentes podem ser uma das maiores Redes do Brasil ou até mesmo Internacional.

Ser uma marca como meu hotel by Nobile ou by GP Hotéis & Resorts por exemplo tem toda uma força de vendas, marketing e muito mais que podem iniciar uma expansão para outros países como por exemplo: Portugal, Espanha e Europa como um todo, hoje estou em Portugal de braços abertos para fazer parte desse projeto.

Espero ter contribuído com esse post aos amigos hoteleiros.

Links e referências:

Roberto Bertino e Rafal Menna by Nobile – Link: www.nobilehoteis.com.br

Emanuel Lopes by GP Hotéis e Resorts – Link: www.gphoteis.com.br

Eduardo Faraco – Faraco Consultoria – Link: www.faracoconsultoria.com.br

Gabriela Otto – GO Consultores – Link: www.gadrielaotto.com.br

Paulo Salvador

 

Autor: Adriano Machado | adriano.machado@gadgetscenery.com | Tel.: +351 214 784 245

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *